Tópicos 9 e 10
O digital e a tecnocultura. A cultura das redes. O actual e o virtual. As práticas artísticas na rede.
Políticas dos Media. Comunicação, recepção e difusão. Social Media. As sociedades de controle.
https://theanarchistlibrary.org/library/gilles-deleuze-postscript-on-the-societies-of-control
Tópico 8
Novos e velhos media. Obsolescência e arqueologias dos media. Variabilidade e remediação. Inoperatividade e reapropriação dos media.
AGAMBEN, Giorgio ( (2006), “What Is an Apparatus?” [Che cos’è un dispositivo?], in What Is an Apparatus? and Other Essays, trad. de David Kishik and Stefan Pedatella, Palo Alto (CA), Stanford University Press, 2009.
http://www.virose.pt/ml/alunos/docs/AGAMBEN_Giorgio_What_is_an_Apparatus.pdf
AGAMBEN, Giorgio (2005), “Elogio da profanação”, in AGAMBEN, Profanações [Profanazioni], trad. de Luísa Feijó, Lisboa, Edições Cotovia, 2006. pp. 103ss
http://www.virose.pt/ml/alunos/docs/AGAMBEN_Elogio_da_profanacao.pdf
AGAMBEN, Giorgio ( (2007), “Arte, inoperatividade, política”, in GUERREIRO, António, Ed., Política: Crítica do contemporâneo. Conferências internacionais Serralves 2007, Porto, Fundação de Serralves, pp. 39-49.
http://www.virose.pt/ml/alunos/docs/CC-CIS-2007-POLITICA-web.pdf
LEAL, Miguel, Obsolescência e inoperatividade: A arte como Contrafluxo da mediação”, Interact: Revista Online de Arte, Cultura e Tecnologia, # 18: o obsoleto, agosto de 2011, <http://interact.com.pt/18/obsolescencia-e-inoperatividade/>.
LEAL, Miguel, “Como sobreviver aos novos media?”, texto.fba.up.pt, Porto, 25 de Maio de 2006,
http://www.virose.pt/ml/textos/novos_media.html
Tópico 7
As artes do tempo. A cinemática. A intensificação do tempo. Velocidade e inércia.
Tópico 6
Mediação. Telemática e telepática. Mediacracia. Interactividade/interpassividade
KITTLER, Friedrich A. (1986), Gramophone, Film, Typewriter [Grammophon, Film, Typewriter], trad. de Geoffrey Winthrop-Young e Michael Wutz, Stanford (CA), Stanford Universty Press, 1999.
Só a introdução: <http://www.virose.pt/ml/alunos/docs/KITTLER_Gramophone_Film_Typewriter_
Tópico 5
Materialidade dos media. O corpo dos media. A sombra dos media. O acidente. A arte do falhanço. Modelos gaguejantes dos media.
CASCONE, Kim (2000), “The Aesthetics of Failure: «Post-Digital» Tendencies in Contemporary Computer Music”, Computer Music Journal, 24: 4, Winter 2000, pp. 12-18.
http://www.virose.pt/ml/alunos/docs/CMJ24_4Cascone.pdf
AGAMBEN, Giorgio ( (2006), “What Is an Apparatus?” [Che cos’è un dispositivo?], in What Is an Apparatus? and Other Essays, trad. de David Kishik and Stefan Pedatella, Palo Alto (CA), Stanford University Press, 2009.
http://www.virose.pt/ml/alunos/docs/AGAMBEN_Giorgio_What_is_an_Apparatus.pdf
AGAMBEN, Giorgio (2005), “Elogio da profanação”, in AGAMBEN, Profanações [Profanazioni], trad. de Luísa Feijó, Lisboa, Edições Cotovia, 2006. pp. 103ss
http://www.virose.pt/ml/alunos/docs/AGAMBEN_Elogio_da_profanacao.pdf
AGAMBEN, Giorgio ( (2007), “Arte, inoperatividade, política”, in GUERREIRO, António, Ed., Política: Crítica do contemporâneo. Conferências internacionais Serralves 2007, Porto, Fundação de Serralves, pp. 39-49.
http://www.virose.pt/ml/alunos/docs/CC-CIS-2007-POLITICA-web.pdf
Paul Virilio: Textos/Entrevistas
Três entrevistas:
http://www.apres-coup.org/mt/archives/title/2005/01/cyberesistance.html (2005)
https://nideffer.net/proj/_SPEED_/1.4/articles/derderian.html (1997)
https://journals.uvic.ca/index.php/ctheory/article/view/14599/5752 (1994)
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Sugere-se também a leitura do seguinte livro, a propósito das disforias tecnológicas:
VIRILIO, Paul (1996), Cybermonde la politique du pire, Paris, Les Éditions Textuel. [Há tradução portuguesa: Cibermundo: a política do pior, Lisboa, Teorema, 2000].
Tópico 4
O olho que cria ou a função imaginativa do olho. Máquinas ópticas. A génese do espectador moderno. O aparelhamento do olho e do corpo.
CRARY, Jonathan, “Techniques of The Observer”, October, Vol. 45 (Summer, 1988), The MIT Press, pp. 3-35 <http://www.virose.pt/ml/alunos/docs/CRARY_techniques_of_the_observer_article.pdf>
BENJAMIN, Walter (1936), “A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica” <http://www.virose.pt/ml/alunos/docs/BENJAMIN-a-Obra-de-Arte-Na-Era-da-Sua-Reprodutibilidade-Tecnica.pdf>
CRARY, Jonathan (1990), Techniques of The Observer: On Vision and Modernity on The Nineteenth Century, MIT Press, Cambridge (Mass.)/London, 1992. <http://www.virose.pt/ml/alunos/docs/books/jonathan-crary-techniques-of-the-observer.pdf>
Tópico 3
Máquinas, automatismos, maquinismos. O inconsciente tecnológico. A vontade das máquinas. A imaginação cega.
SCHAFFER, Simon (1999), “Enlightened Automata”, in CLARK, William, et al., Eds., The Sciences in Enlightened Europe, Chicago and London, The University of Chicago Press, pp. 126-165. <https://monoskop.org/images/2/2d/Schaffer_Simon_1999_Enlightened_Automata.pdf>
Tópico 2
A prática artística. Disciplina e liberdade O estúdio como lugar de experimentação. Arte e experimentação: os laboratórios da arte.
BUREN, Daniel (1979), “A função do ateliê” [Fonction de l’atelier], in LOOCK, Ulrich, Ed., Anarquitectura de Andre a Zittel, Porto, Público/Fundação de Serralves, 2005, pp. 48-53. <http://www.virose.pt/ml/alunos/docs/BUREN_a_funcao_do_atelier.pdf>
O’DOHERTY, Brian (2007), Studio and Cube: On the Relationship between where art is made and where art is displayed, New York, Buell Center / FORum Project <http://www.virose.pt/ml/alunos/docs/books/ODoherty_Brian_Studio_and_Cube_2007.pdf>
Tópico 1
Arte e técnica. A techné. As musas. Artes mecânicas e artes liberais. A arte as artes. O plural singular da arte. O ensimesmamento da arte. Medium e pós-medium. Práticas expandidas da arte.
BROECKMANN, Andreas (2013), Postmedia” Discourses. A Working Paper, Unneeded Texts, 2014, s/p <http://abroeck.in-berlin.de/wp-content/uploads/2020/11/Broeckmann_Postmedia_Discourses_v2_2013.pdf>
Ou aqui <http://www.virose.pt/ml/alunos/docs/BROECKMANN_Postmedia_Discourses_A_Working_Paper.pdf>
WEIBEL, Peter (2006), The Post-Media Condition, Metamute, 19/03/2012 <https://www.metamute.org/editorial/lab/post-media-condition> (ao longo do texto, onde se lê CuMarc deve ler-se classic; julgo que se trata de uma gralha do html)<http://www.virose.pt/ml/alunos/docs/WEIBEL_The Post-Media Condition.pdf>
KRAUSS, Rosalind (1999a), A Voyage on the North Sea: Art in the Age of the Post-Medium Condition, London, Thames & Hudson.
<http://www.virose.pt/ml/alunos/docs/KRAUSS_A_Voyage_on_the_North_Sea.pdf>
RANCIÈRE, Jacques (2008), O que medium pode querer dizer: o exemplo da fotografia, trad. de Pedro Lapa, ArtisOn, Instituto de História da Arte, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa, 2016 <https://doi.org/10.37935/aion.v0i4.101>
<http://www.virose.pt/ml/alunos/docs/RANCIERE_O_que_medium_pode_querer_dizer.pdf>
In english: <http://www.virose.pt/ml/alunos/docs/RANCIERE_parrhesia11_Medium.pdf>(publ. in Parreshia, 11, 2011)
Further reading:
Entrada sobre as Musas no Dicionário de Mitologia Grega e Romana. de Pierre Grimal, Lisboa, Difel, 1992 [disponível para download aqui]
“The mechanical arts”, in SUMMERS, David (1987), The Judgment of Sense: Renaissance Naturalism and the Rise of Aesthestics, Cambridge, Cambridge University Press, 1990, pp.235-265. [disponível para download aqui]
GREENBERG, Clement, “Towards a Newer Laocoon”, in HARRISON, Charles e WOOD, Paul (Eds), Art in Theory: 1900-1990, Oxford, Blackwell, 1992, pp. 554-560 (orig. publ. in Partisan Review, VII, nº4, New York, July-August 1940, pp. 296-310) <http://www.virose.pt/ml/alunos/docs/GREENBERG_Towards_a_Newer_Laocoon.pdf>
Lev Manovich: “Post-Media Aesthetics.” (2001) In: Marsha Kinder, Tara McPherson (eds.): A Decade of Discourse on Digital Culture. University of California Press, 2007. <http://www.manovich.net/DOCS/Post_media_aesthetics1.doc>
Emma Bee Bernstein: Entry on “medium specificity” in: The University of Chicago, Theories of Media, Keywords Glossary, 2004.
<http://csmt.uchicago.edu/glossary2004/specificity.htm>
Félix Guattari: “Towards a Post-Media Era.” (1990) In: Chimères, No. 28, Spring-Summer 1996 <Engl. transl. at https://www.metamute.org/editorial/lab/towards-post-media-era>