Novas entradas:
CASCONE, Kim (2000), “The Aesthetics of Failure: «Post-Digital» Tendencies in Contemporary Computer Music”, Computer Music Journal, 24: 4, Winter 2000, pp. 12-18.
http://www.virose.pt/ml/alunos/docs/CMJ24_4Cascone.pdf
AGAMBEN, Giorgio ( (2006), “What Is an Apparatus?” [Che cos’è un dispositivo?], in What Is an Apparatus? and Other Essays, trad. de David Kishik and Stefan Pedatella, Palo Alto (CA), Stanford University Press, 2009.
http://www.virose.pt/ml/alunos/docs/AGAMBEN_Giorgio_What_is_an_Apparatus.pdf
AGAMBEN, Giorgio (2005), “Elogio da profanação”, in AGAMBEN, Profanações [Profanazioni], trad. de Luísa Feijó, Lisboa, Edições Cotovia, 2006. pp. 103ss
http://www.virose.pt/ml/alunos/docs/AGAMBEN_Elogio_da_profanacao.pdf
AGAMBEN, Giorgio ( (2007), “Arte, inoperatividade, política”, in GUERREIRO, António, Ed., Política: Crítica do contemporâneo. Conferências internacionais Serralves 2007, Porto, Fundação de Serralves, pp. 39-49.
http://www.virose.pt/ml/alunos/docs/CC-CIS-2007-POLITICA-web.pdf
CRARY, Jonathan, “Techniques of The Observer”, October, Vol. 45 (Summer, 1988), The MIT Press, pp. 3-35 <http://www.virose.pt/ml/alunos/docs/CRARY_techniques_of_the_observer_article.pdf>
BENJAMIN, Walter (1936), “A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica” <http://www.virose.pt/ml/alunos/docs/BENJAMIN-a-Obra-de-Arte-Na-Era-da-Sua-Reprodutibilidade-Tecnica.pdf>
CRARY, Jonathan (1990), Techniques of The Observer: On Vision and Modernity on The Nineteenth Century, MIT Press, Cambridge (Mass.)/London, 1992. <http://www.virose.pt/ml/alunos/docs/books/jonathan-crary-techniques-of-the-observer.pdf>
SCHAFFER, Simon (1999), “Enlightened Automata”, in CLARK, William, et al., Eds., The Sciences in Enlightened Europe, Chicago and London, The University of Chicago Press, pp. 126-165. <https://monoskop.org/images/2/2d/Schaffer_Simon_1999_Enlightened_Automata.pdf>
O’DOHERTY, Brian (2007), Studio and Cube: On the Relationship between where art is made and where art is displayed, New York, Buell Center / FORum Project <http://www.virose.pt/ml/alunos/docs/books/ODoherty_Brian_Studio_and_Cube_2007.pdf>
WEIBEL, Peter (2006), The Post-Media Condition, Metamute, 19/03/2012 <https://www.metamute.org/editorial/lab/post-media-condition> (ao longo do texto, onde se lê CuMarc deve ler-se classic; julgo que se trata de uma gralha do html)<http://www.virose.pt/ml/alunos/docs/WEIBEL_The Post-Media Condition.pdf>
BROECKMANN, Andreas (2013), Postmedia” Discourses. A Working Paper, Unneeded Texts, 2014, s/p <http://abroeck.in-berlin.de/wp-content/uploads/2020/11/Broeckmann_Postmedia_Discourses_v2_2013.pdf>
Ou aqui <http://www.virose.pt/ml/alunos/docs/BROECKMANN_Postmedia_Discourses_A_Working_Paper.pdf>
RANCIÈRE, Jacques (2008), O que medium pode querer dizer: o exemplo da fotografia, trad. de Pedro Lapa, ArtisOn, Instituto de História da Arte, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa, 2016 <https://doi.org/10.37935/aion.v0i4.101>
<http://www.virose.pt/ml/alunos/docs/RANCIERE_O_que_medium_pode_querer_dizer.pdf>
In english: <http://www.virose.pt/ml/alunos/docs/RANCIERE_parrhesia11_Medium.pdf>(publ. in Parreshia, 11, 2011)
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Broeckmann, Andreas, Machine Art in the Twentieth Century, Cambridge, Massachusetts; London, England, MIT Press 2016
<http://www.virose.pt/ml/alunos/docs/books/Broeckmann_Machine-Art_2016.pdf>
https://theanarchistlibrary.org/library/gilles-deleuze-postscript-on-the-societies-of-control
Revista Electra (nº1, Março 2018):
- Uma entrevista a Boris Groys por António Guerreiro
- “O fim de um mundo não é o fim de tudo”, Andrea Cavalletti entrevista Déborah Danowski e Eduardo Viveiros de Castro
- “Breve léxico do nosso tempo”, por António Guerreiro e João Oiveira Duarte
<http://www.virose.pt/ml/alunos/docs/Electra_n1_03_2018.pdf>
GROYS, Boris, Going Public, Berlin, Sternberg Press, 2010
<http://www.virose.pt/ml/alunos/docs/books/boris-groys-going-public.pdf>
Ver, em particular, os seguintes textos:
Politics of Installation – 50
Comrades of Time – 84
Religion in the Age of Digital Reproduction – 135
Do livro AAVV, The Internet Does Not Exist, Berlin, Sternberg Press, 2015
LATOUR, Bruno, “Some Experiments in Art and Politics”, pp. 40-53
<http://www.virose.pt/ml/alunos/docs/LATOUR, Bruno_Some Experiments_in_Art_and_Politics.pdf>
LOVINK, Geert, “What is the Social in Social Media, pp. 163-183
<http://www.virose.pt/ml/alunos/docs/LOVINK_Geert_What_is_the_Social_in_Social_Media.pdf>
METAHAVEN, “Captives of the cloud Part III, pp. 245-278
<http://www.virose.pt/ml/alunos/docs/METAHAVEN_Captives_of_the_cloud_Part_III.pdf>
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CRARY, Jonathan, 24/7: Late Capitalism and the Ends of Sleep, New York/London, Verso, 2013.
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MANOVICH, Lev (2001), “Post-media Aesthetics”
<http://www.virose.pt/ml/alunos/docs/MANOVICH_Post_media_aesthetics_2001.doc>
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KITTLER, Friedrich A. (1986), Gramophone, Film, Typewriter [Grammophon, Film, Typewriter], trad. de Geoffrey Winthrop-Young e Michael Wutz, Stanford (CA), Stanford Universty Press, 1999.
Só a introdução: <http://www.virose.pt/ml/alunos/docs/KITTLER_Gramophone_Film_Typewriter_Introd.pdf>
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HUHTAMO, Erkki (1995), “Ressuscitando o passado tecnológico: Uma introdução à arqueologia da «media art»”, Revista de Comunicação e Linguagens, 28 (Tendências da cultura contemporânea), Outubro 2000, pp. 311-318.
<http://www.virose.pt/ml/alunos/docs/Huhtamo_RCL.pdf>
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GIL, José (2003), “Um virtual ainda pouco virtual”, Revista de Comunicação e Linguagens, nº 31 – Imagem e vida, Lisboa, Relógio d’Água, Fevereiro de 2003, pp- 11-18
<http://www.virose.pt/ml/alunos/docs/GIL_um_virtual_ainda_pouco_virtual.pdf>
ou
<http://www.virose.pt/ml/alunos/docs/GIL_um_virtual_ainda_pouco_virtual.doc>
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GRAU, Oliver (2003), Virtual Art: From Illusion to Immersion, Cambridge (Mass.)/London, MIT Press.
<http://www.virose.pt/ml/alunos/docs/GRAU_virtual_art_from_illusion to immersion.pdf>
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Paul Virilio: Textos/Entrevistas
Três entrevistas:
http://www.apres-coup.org/mt/archives/title/2005/01/cyberesistance.html (2005)
https://nideffer.net/proj/_SPEED_/1.4/articles/derderian.html (1997)
https://journals.uvic.ca/index.php/ctheory/article/view/14599/5752(1994)
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Sugere-se também a leitura do seguinte livro, a propósito das disforias tecnológicas:
VIRILIO, Paul (1996), Cybermonde la politique du pire, Paris, Les Éditions Textuel. [Há tradução portuguesa: Cibermundo: a política do pior, Lisboa, Teorema, 2000].
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E ainda:
VIRILIO, Pau, Sylvère Lotringer (2002), Crepuscular Dawn, Los Angeles/New York, Semeiotext(e).
<http://www.virose.pt/ml/alunos/docs/VIRILO_Crepuscular_Dawn.pdf>
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BUREN, Daniel (1979), “A função do ateliê” [Fonction de l’atelier], in LOOCK, Ulrich, Ed., Anarquitectura de Andre a Zittel, Porto, Público/Fundação de Serralves, 2005, pp. 48-53. <http://www.virose.pt/ml/alunos/docs/BUREN_a_funcao_do_atelier.pdf>
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KRAUSS, Rosalind (1999a), A Voyage on the North Sea: Art in the Age of the Post-Medium Condition, London, Thames & Hudson.
<http://www.virose.pt/ml/alunos/docs/KRAUSS_A_Voyage_on_the_North_Sea.pdf>
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Entrada sobre as Musas no Dicionário de Mitologia Grega e Romana. de Pierre Grimal, Lisboa, Difel, 1992 [disponível para download aqui]
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“The mechanical arts”, in SUMMERS, David (1987), The Judgment of Sense: Renaissance Naturalism and the Rise of Aesthestics, Cambridge, Cambridge University Press, 1990, pp.235-265. [disponível para download aqui]
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